Melhor Agora



Aprenda a tirar nota 10 na redação do ENEM

Lendo um artigo sobre o assunto achei muito interessante, e resolvi trazer aqui no Blog para o pessoal de Ensino Médio e outras pessoas que pretendem ou vão prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova é somente lógica e conhecimentos gerais, mas como sempre, a redação conta pontos importantes, não somente no ENEM, mas em qualquer exame.

Segundo especialistas que corrigem as provas de redação do ENEM, o texto nota 10, não é aquele que está 100% correto, mas sim aquele que é coeso. Em outras palavras, não importa se você trocou s por z, ou esqueceu do acento, ou aquela vírgula, o importante é mostrar aos examinadores que você sabe argumentar, e escrever de maneira coesa, expondo sua opinião de maneira simples, mas muito eficaz.

No site do G1, onde saiu a matéria, há diversos fragmentos de redações nota 10 no ENEM, ou seja, através do site, você pode ter uma idéia de como os textos apresentados são simples, mas muito bem escritos. Confira aqui.

Imprimir Imprimir |

Textos relacionados

12 Comentários sobre este texto

  1. DANIEL disse:
    outubro 26th, 2007 at 2:50 pm

    qual o segredo para se fazer uma redação muito perfeita?
    porque eu vou fazer uma prova para promotoria regional do ministerio publico de jacobina.

  2. Diego R. Antunes disse:
    outubro 26th, 2007 at 6:58 pm

    Minha opinião é principalmente manter a calma, escrever de forma coesa e sem erros de português e principalmente manter sempre a veracidade das informações que necessite e ainda manter sempre a simplicidade, não queira fazer escrita bonita e difícil e sim faça algo que os avaliadores tenham prazer de ler, até poderá ajudar em sua nota….

  3. Lenita disse:
    março 2nd, 2008 at 10:56 am

    eu acho o enem uma boa chance para quem naum tem condições de pagar uma boa faculdade.sem falar que ressalta nossos conhecimentos para os outros,mostra para o Brasil o nosso talento

  4. antonio carlos rodrigues dos santos disse:
    julho 21st, 2008 at 6:39 pm

    espero que esse ano eu tenha uma boa nota, tenho por obrigação de fazer
    um texto com coeso .

  5. ligia cristina disse:
    agosto 25th, 2008 at 4:16 pm

    A melhor forma de fazer uma boa redação é,pensar bem no tema sitado e fazer uma reflexão sobre o assunto e deba´te-lo com bastante coerência para não fugir do assunto e deixar que as ideias vão aparecendo

  6. Aryane Alves Novais disse:
    agosto 29th, 2008 at 12:00 pm

    Para mim a melhor maneira de elaboração de um texto dissertativo, é expor os argumentos antes de desenvolver este, assim fica mais claro e coeso manter os tópicos dentro dos procedimento (introdução, desenvolvimento e conclusão), tentar não sair do contexto e procurar usar palavras objetivas para um melhor entendimento do leitor.

  7. Rodrigo Leal disse:
    agosto 30th, 2008 at 12:36 am

    BOm… Estaria mentindo se falasse que não estou nervoso…. mas mesmo assim estou muito ancioso. Desejo uma Ótima porva a todos.E é isso ae, (Y) Vlws

  8. Rebeca disse:
    agosto 30th, 2008 at 8:36 pm

    Acho interessante fazer um esboço de tudo o que vc sabe sobre o tema pedido, e assim dar inícil a sua tese,mostrando o seu objetivo e tudo o que irá argumentar durante a redação.
    Colocar se vc é (indiretamente) a favor ou contra determinado assunto.Ter cuidado com palavras que expressam conclusão,finalidade quando for escrever a conclusão,apenas escreva uma síntese de tudo o que vc defendeu durante a redação e uma solução para determinado problema.

    É importante sabermos todas as regras de uma boa redação mas nada se compara a dedicação à leitura diária e conhecimento sobre os assuntos atuais.
    Boa sorte para todos!

  9. Dayane Oliveira disse:
    setembro 3rd, 2008 at 4:32 pm

    Espero que eu tenha um bom resultado nessa prova do enem.
    Principalmente em redação.
    Espero conseguir uma boa nota para conseguir um bom lugar nas faculdades que tem relações com o prouni.

  10. thiago santos disse:
    setembro 4th, 2008 at 3:43 pm

    A mehor maneira de fazer uma boa redação, e não deixar fazer por ultimo, fassa sua redação no inicio da prova,uma esperiencia q passo para todos vc e q se preparem para o vestibular da uneb q vei ai pessoal valeu abração.

  11. yohanna disse:
    outubro 12th, 2008 at 8:25 pm

    o enem é uma otima oportunidade, para aqueles que não tem condições financeiras de cursar uma faculdade particula.

  12. Vanessa disse:
    dezembro 1st, 2008 at 11:14 am

    Uma redação pra ser boa além de ser coesa tem que ser bem escrita, mesmo que esses critérios não sejam levados em consideração. Pra mim a redação do enem fica mais fácil após a prova já está feita, porque, praticamente, o assunto abordado na redação é tratado ao longo de toda a prova.
    Bem essa é minha opinião e acho que é a maneira mais eficaz de se ter argumentos e gerar idéias na elaboração da redação. Com esse método fiquei bastante satisfeita com minha nota :P!!!!!

Escreve aí sua opinião


© 2007 - Melhor Agora - Setor de Reclamação - Copy and Paste, mas cite a fonte, please! :D

O blog pessoal se reserva no direito de moderar os comentários publicados, pois podem afetá-lo negativamente. Aproveitem as notícias e vídeos, mas usem dos comentários com cuidado! Antes de reclamar e criticar, leia o artigo com atenção!!!