Melhor Agora



Culinária: Como fazer Lasanha à bolonhesa

Que tal preparar uma lasanha a bolonhesa para esse domingo de carnaval? Então basta seguir uma receita bem simples do Terra Culinária abaixo que terá um ótimo prato.

Ingredientes:

Para Massa:

  • 5 ovos
  • 500g de farinha de trigo

Molho:

  • 300 g de carne moída
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cenoura
  • 1 cebola média
  • 1 talo de salsão
  • 1 folha de louro
  • 1 xícara de vinho tinto
  • 2 xícaras de água
  • 6 tomates
  • sal e pimenta-do-reino

Molho branco:

  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • 3 xícaras de leite
  • 1 cebola pequena
  • 1 cravo-da-índia
  • 1 folha de louro
  • sal
  • pimenta-do-reino branca
  • noz-moscada

Complementos

  • 300 g de mussarela
  • 100g de parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo:

Primeiro vamos preparar a massa, colocando a farinha em uma tigela, depois os ovos e misture com um garfo esses ingredientes. Após isto, comece a amassar com as mão para dar consistência a massa. Obs: A massa não pode grudar nas mãos, portanto se precisar adicione mais farinha. Agora embrulhe a massa no filme plástico e deixe por 1 hora descansando.

Agora vamos preparar o molho branco, colocando manteiga com farinha de trigo em uma panela. Após isso, misture os ingredientes em fogo baixo até estar bem misturado e começar a ferver. Quando isso ocorrer acrescente leite aos poucos e misture mais um minuto, cuidando para não empelotar. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Espete a folha de louro com o cravo e novamente na cebola descascada. Coloque na panela e deixe cozinhando durante 20 minutos cuidando sempre para não empelotar e em fogo baixo. Se engrossar muito, coloque um pouco mais de leite. Tempere com pouco sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Para evitar que se forme uma crosta na superfície do molho, coloque um filme plástico encostado no molho ou misture o molho regularmente até esfriar.

Prepare o molho bolonhesa refogando a carne com um pouco de óleo até que esteja bem dourada. Acrescente a cebola, salsão e cenoura picados em cubos bem pequenos. Refogue até que estejam macios e começando a caramelizar. Acrescente o vinho tinto e a folha de louro. Deixe o vinho evaporar. Acrescente os tomates batidos no liquidificador e peneirados, misture bem e acrescente a água. Cozinhe em fogo baixo até dar ponto, cerca de 40 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe esfriar. Pique grosseiramente a mussarela. Abra as tiras de massa em um cilindro com a espessura de 2 a 3mm. Corte em retângulos de aproximadamente 18x8cm. Ponha bastante água para ferver em uma panela e acrescente um pouco de sal. Prepare uma tigela com água fria e gelo. Estique 2 panos limpos sobre um plano de trabalho. Coloque as tiras de massa na água fervente por 1 a 2 minutos. Retire e coloque imediatamente na tigela com água e gelo para interromper o cozimento. Escorra e arrume sobre os panos para secarem.

Unte com a manteiga um refratário retangular de 30x40cm. Ponha uma concha rasa de molho à bolonhesa e regue com um pouco de molho branco. Salpique com mussarela e queijo parmesão. Arrume outra camada de tiras de massa e repita o processo até que terminem os ingredientes. A última camada dever ser de massa, coberta somente com molho branco e salpicada com queijo parmesão. Cubra e coloque na geladeira por 3 horas. Pré-aqueça o forno a 200º e coloque a lasanha. Asse por cerca de 30 minutos. Sirva bem quente.

Fonte da Receita: Terra Culinária

Textos relacionados

16 Comentários sobre este texto

  1. Jessica disse:
    maio 5th, 2008 at 21:20

    Boa noite!

    Estou querendo fazer uma comida especial para o dia das mães, ai entrei na google para pesquisar como fazer uma lasanha, mais você acha que uma lasanha é uma comida ideal para uma festa?

    Obrigado (a) pela sua atenção!

  2. katia disse:
    maio 14th, 2008 at 17:10

    essa receita e horrivel eu particulamente odiei…
    não sei o que houve fiz tudo certo isso e uma mentira e o meu prejuizo fica como?

  3. cristina garcia disse:
    junho 14th, 2008 at 20:02

    achei a receita otima e quem detestou faca a sua propria sem pedir opiniao

  4. cristina garcia disse:
    junho 14th, 2008 at 20:04

    achei areceita otima e quem nao gostou faca a sua sem pedir opiniao

  5. cristina garcia disse:
    junho 14th, 2008 at 20:06

    adorei areceita quem nao gostou faca a sua sem pedir opiniao

  6. Maria João Silva disse:
    outubro 23rd, 2008 at 13:28

    Boa tarde,

    Eu, por acaso pedi opinião para ver se alguma coisa me escapava, mas olhe que a sua receita é muito deliciosa, mas para a senhora (Kátia) que disse que odiou, não percebe nada de culinária e tem mau gosto ou talves não sabe mesmo confeccionar será que não sabe que se pode comprar as folhas de lasanha, o molho bechémel já pronto, que se deve pedir para moer a carne e mais não digo….. essa senhora deve ter cá uns dotes culinários???????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijinhos continuo com mais receitas.

  7. poliane disse:
    dezembro 23rd, 2008 at 06:29

    Boa tarde,
    olha eu gostei da receita, e acho que quando uma culinaria nao sai bem é porque a pessoa nao sabe mesmo cozinhar!!!!!!!!!!!!!

  8. Cafu disse:
    fevereiro 20th, 2009 at 12:13

    A/c Katia, se vc não gostei da receita, e odiou, é pq vc não sabe fazer nada. , muito menos fritar um ovo. não cretica os outros, por vc ser zero a esquerda na cozinha. em relação o prezuizo, cobra da sua imcopet~encia na cozinha.

  9. selma layt disse:
    junho 27th, 2009 at 18:33

    oi eu adorei a sua receita eu fiz e saiu uma delicia todo mundo comeu e gostaram e queriam repetir muito obrigadao valeu a experiencia vou fazer de novo bjs!

  10. Beijamin Letter disse:
    agosto 30th, 2009 at 12:51

    Sou cozinheiro a 10 anos e achei essa receita mto fraca, faltou um toque especial. No caso da Katia, ela tem a opinião dela e se o resto ñ concorda, ñ tem nada que dizer q ela ñ sabe cozinhar e sim que o gosto dela é diferente e com certeza mais sofisticado, concordo plenamente com ela e posso falar mto bem pois sou profissional no assunto, ja cozinhei pra mtas celebridades que sempre me elogiaram e estão sempre me contratando. Abraço a todos !!!

  11. ronaldin disse:
    dezembro 22nd, 2009 at 20:11

    muito gostosa essa lasanha ,,,, minha namorada fez pra mim ,,comi ELA todinha ,,muito saborosa . ameii ,,,, abraçoss

  12. Linda disse:
    dezembro 31st, 2009 at 16:17

    Não gostei achei muito fraca… Abracooooooooooos

  13. Brigida morais disse:
    maio 5th, 2010 at 20:35

    BRIGIDA;dise ,
    eu adorei e queria pedir receitas de quen naõ pode comer doces,que tem diabetes.obrigado;

  14. mariana disse:
    agosto 7th, 2010 at 14:59

    eu adorei esse site a receita fico otimaa

  15. willian disse:
    dezembro 1st, 2010 at 10:21

    esa recseita e muito boa fiquei de boca aberta

  16. Rehh disse:
    maio 22nd, 2011 at 19:30

    ooi gostei sim só achei um pouco
    complicada de fazer mais
    eu gostei obrigado
    continuem assim !!!

Escreve aí sua opinião


© 2007 - Melhor Agora - Qualquer dúvida entre no Setor de Reclamação - Copiar cuidadosamente, mas cite a fonte! :D

Os comentários publicados no blog são moderados pelo autor, com o intuito de preservar os usuários de spams e links suspeitos, como bem preservar a imagem do blog | Política de Privacidade